ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
8 impactos do uso do uniforme que se pode sentir na prática

8 impactos do uso do uniforme que se pode sentir na prática

As empresas de todos os portes e em todo o país estão percebendo que o uso do uniforme pelos seus colaboradores pode significar muito mais que uma simples ferramenta de trabalho. A padronização dos trajes dos colaboradores, desde que feita de acordo com a especificidade do negócio, pode transmitir melhor imagem da empresa.

O uso do uniforme tem se tornado um diferencial para a fixação de marcas e também para a valorização das pessoas. Isso se observa quando todos na empresa, independentemente do seu status, utilizam a mesma vestimenta.

Este post tem como objetivo mostrar oito impactos do uso do uniforme. Se você está envolvido nas decisões sobre a uniformização dos colaboradores da sua empresa, o seu lugar é aqui. Confira!

1. Criar uma identidade visual

A escolha de um uniforme para todos os colaboradores facilita a criação de uma identidade visual. É importante que o uniforme esteja de acordo com os outros elementos de marketing e publicidade da empresa. Tudo deve ser escolhido de forma harmoniosa e que tenha ligação com eles.

2. Evitar o uso de roupas inadequadas

A utilização de uniforme evita que as pessoas venham para o ambiente de trabalho usando roupas inadequadas. Roupas sujas, mal passadas, estampas chamativas e, no caso de mulheres, decotes ousados que não são apropriados para a ocasião.

A padronização com uniforme elimina essas hipóteses, desde que as pessoas sejam devidamente informadas e que haja um acompanhamento do uso por parte do departamento de recursos humanos.

3. Valorizar a marca

Um local de trabalho com todas as pessoas bem vestidas traz uma valorização da marca. Isso ajuda em todos os aspectos, seja com clientes, seja com fornecedores, mas também com os demais parceiros.

4. Diminuir a poluição visual

A uniformização possibilita a diminuição da poluição visual dentro da empresa. Isso ocorre, principalmente, nos meses de mais alta temperatura, quando as pessoas utilizam roupas de verão, normalmente estampadas. Nesses casos, o ambiente fica saturado de cores e padrões que causam desconforto.

5. Transmitir um cenário de igualdade

Quando se opta pela utilização do uniforme, é fundamental que todos da companhia façam uso da mesma vestimenta. Desde o mais alto funcionário na hierarquia até o mais simples colaborador, todos devem trabalhar da mesma forma.

Isso transmite um cenário de igualdade que tem sido muito valorizado no atual momento.

6. Representar um cartão de visitas para a empresa

O uniforme também representa um cartão de visitas para os funcionários quando saem para atender clientes, em negociações de compras e em deslocamentos das residências para o local de trabalho.

Quando o trabalho requer o deslocamento para outros locais, o uniforme proporciona pronta identificação do funcionário.

Entretanto, é importante que haja um código de conduta informando a todos os colaboradores sobre o comportamento quando estiverem devidamente uniformizados.

A imagem da empresa pode ser comprometida por atos impensados e indesejáveis de seus funcionários. Quando uniformizados, eles são facilmente vinculados à empresa que os contratou.

7. Facilitar a diferenciação de pessoas que não são da organização

O uso interno de uniforme facilita a identificação rápida de todas as pessoas que estão no interior das suas instalações. Isso é fundamental para a segurança de todos.

8. Criar maior vínculo entre colaborador e empresa

Quando se usa uniforme, é criado um vínculo mais forte entre o colaborador e a empresa. É fundamental transmitir para os colaboradores que o uso dos uniforme é uma economia de tempo e de dinheiro. Isso é obtido ao evitar a perda de tempo para se definir a roupa para ir ao trabalho e desgastar as suas próprias vestimentas.

Dependendo do ramo de atividade ou porte da empresa, o fornecimento do uniforme poderá ser tratado como uma vantagem para os funcionários e ser visto como um benefício a ser concedido nas negociações dos dissídios coletivos.

Alguns sindicatos têm muito interesse que esse fornecimento seja feito de maneira gratuita, não trazendo ônus para os empregados.

Agora que você já entendeu a importância do uso do uniforme, faça o funcionário vestir a camisa da empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu