ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Afinal, existe um tecido ideal para uniformes? Entenda melhor

Afinal, existe um tecido ideal para uniformes? Entenda melhor

Não é segredo que o uso do uniforme é capaz de aumentar  e muito , a credibilidade de um negócio, certo? A padronização, quando feita sob medida para atender aos desejos de imagem da empresa, proporciona boa apresentação de sua equipe e inspira maior confiança por parte dos clientes.

Mas o uniforme não pode ser apenas bonito visualmente, ele precisa ser funcional e prático para o cotidiano. Se você tem seu próprio negócio e se preocupa com as mensagens que ele transmite, deve estar se perguntando: qual o melhor tecido para uniforme? Como não errar?

O grande segredo — e que a gente compartilha com você —, é saber que não existe regra absoluta. Cada função desempenhada e situação demanda um material específico, afinal, o que atende bem os cargos administrativos não é o mesmo que funciona para atividades operacionais, por exemplo.

Listamos aqui, três situações profissionais mais comuns para ajudar você a encontrar o melhor tecido para uniforme. Lembre-se: considerar as especificidades e necessidades de cada função é a melhor forma de garantir que sua equipe tenha um bom desempenho.

Profissões operacionais: resistência e durabilidade

Para atividades operacionais, especialmente as que pedem uma dose extra de segurança para dificultar contato direto de agentes perigosos com o corpo, o brim e o jeans são muito utilizados. Esses tecidos são mais grossos e resistentes, suportando melhor os impactos, além de serem bem duráveis.

Os materiais são, ainda, de fácil lavagem e, mesmo funcionando como uma espécie de camada protetora, eles costumam ser confortáveis. Dessa forma, são práticos e estão com boa apresentação sempre (cor, forma, textura) sem grande esforço.

Contato com o cliente: estética e conforto

As atividades que envolvem relacionamento direto com o público e atendimento ao cliente (vendas, recepção, cargos administrativos) pedem uniformes mais estéticos, uma vez que a situação não expõe o funcionário à possibilidades de atrito ou calor excessivo, por exemplo.

A prioridade, então, é encontrar materiais que não amassem com facilidade, uma vez que roupas amarrotadas passam a impressão de descuido e falta de comprometimento. Microfibras de poliéster de alta qualidade são excelentes opções para calças, blazers, vestidos e saias com bom corte.

Para as peças de camisaria, tecidos mistos são preferíveis — como algodão com poliéster ou elastano, que mantêm o frescor e o conforto sem amassar e são mais duráveis. O algodão, por ser totalmente natural, pode ser mais fresquinho, mas apresenta menor durabilidade e resistência.

Ar livre: frescor e movimento

Há profissionais que trabalham em áreas externas por horas e, ainda assim, precisam manter a boa aparência, pois estão representando a empresa. É o caso, por exemplo, de motoristas, entregadores, vendedores em negócios ao ar livre.

Nesse caso, o material escolhido precisa ser fresco, evitando as desagradáveis manchas de suor, e não dificultar os movimentos, garantindo o conforto de quem usa esse tipo de uniforme.

Várias opções viáveis, e uma delas são os tecidos de fibras naturais, como o algodão, que podem ajudar em uma imagem mais alinhada e certamente são bem mais frescos. Eles são mais frágeis e, por isso, precisam de atenção redobrada.

As alternativas sintéticas podem ser consideradas caso a atividade (ou a empresa) seja menos formal. Nesse caso, poliéster com tratamento dry, material inclusive usado por atletas, facilita a transpiração, possui ação antibacteriana e, em muitos casos, protege contra raios solares.

É possível lançar mão, também, materiais como o piquet PA para confecção de camisas polo. Com composição mista — 50% poliéster e 50% algodão , ele une o melhor dos dois mundos.

E então, conseguiu decidir sobre qual o melhor tecido para uniforme da sua equipe? Esperamos que encontre a opção perfeita! Que tal seguir nosso perfil no Facebook e ficar por dentro de dicas como essas?

Deixe uma resposta

Fechar Menu