ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
As mudanças do ambiente corporativo nos dias atuais

As mudanças do ambiente corporativo nos dias atuais

O mundo contemporâneo é marcado por transformações constantes. O avanço das tecnologias, as pessoas cada vez mais conectadas e novas formas de se relacionar são algumas dessas modificações que repercutem em todas as esferas da vida.

As mudanças no ambiente corporativo são ainda mais intensas e constantes. Houve uma quebra de paradigma no universo do trabalho, que anteriormente era marcado pela rigidez e pela formalidade — o que gerou uma grande diversidade de ambientes de trabalho.

Entretanto, isso não quer dizer que não existam mais regras, mas cabe a cada empresa, de acordo com as suas particularidades e com seus objetivos, defini-las. A seguir vamos detalhar as principais mudanças no ambiente corporativo. Confira!

Novas formas de liderança

Há não muito tempo a figura do chefe era a de alguém a ser temido — e o restante da equipe não o via com bons olhos. Essa forma de relação se modificou. Os diferentes níveis hierárquicos ainda existem, mas a figura do chefe a ser temido se transformou no líder que estimula e inspira a sua equipe.

O chefe era uma pessoa com tendência autoritária, que, em busca de resultados, ordenava e comandava os funcionários da empresa. Não havia um pensamento de equipe. Dessa maneira ele tendia a ganhar os méritos das conquistas sozinho e responsabilizava os demais quando alguma coisa não saía como o esperado.

Já o líder estimula e inspira cada um dos seus colaboradores em um trabalho em equipe. Dessa forma, ele não visa apenas o resultado final, mas o caminho a ser percorrido para conquistá-lo, valoriza as habilidades e ajuda as superar as limitações de cada um.

Horários flexíveis

A grande dificuldade de locomoção nas cidades, a falta de tempo e o estresse provocaram algumas mudanças na dinâmica do ambiente de trabalho ao levar em conta as demandas e o bem-estar dos colaboradores — isso sem deixar de levar em consideração as necessidades da empresa.

Uma das principais modificações é a flexibilidade da jornada de trabalho em empresas em que isso se faz possível. Os gestores começaram a entender, a partir dessas mudanças, que o mais importante não são as horas trabalhadas presencialmente na empresa, mas o resultado que é esperado de cada colaborador e da equipe.

Horários flexíveis são um atrativo de talentos para empresa. Essa liberdade se tornou um motivador para esses talentos aspirarem crescimento junto à empresa.

Mudanças na imagem profissional

Já se foi a época em que o dress code do ambiente corporativo era estritamente formal e não havia uma preocupação direta da imagem dos colaboradores em relação à empresa.

Hoje existe uma grande diversidade em relação à imagem profissional, desde ambientes que exigem uma roupa formal aos mais informais. Mas o que há em comum entre eles é a preocupação em relação à imagem do colaborador, que deve transmitir os valores e os objetivos da empresa.

A partir dessa orientação, o uso de uniformes é uma importante ferramenta utilizada. A ideia é sair do padrão, é uniformizar “desuniformizando”, criar uma identidade visual para que o colaborador carregue consigo os valores da empresa.

As mudanças no ambiente corporativo são constantes, seja na relação entre os membros da equipe e seus líderes, na dinâmica do trabalho, no ir e vir da empresa e na imagem dos seus colaboradores.

A cada dia uma novidade se apresenta e novos paradigmas são quebrados e criados. Não importa qual modificação ocorra, em todas elas existe a preocupação de demonstrar a mentalidade da empresa para a sua audiência, desde a dinâmica do cotidiano do negócio aos uniformes utilizados pelos colaboradores.

Gostou de saber um pouco mais sobre as mudanças no ambiente corporativo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta

Fechar Menu